“Isso é psicológico”

Lembro-me de há uns anos atrás ter sido comovida com a história de uma miúda de 19 anos que até então nunca havia saído do Bronx.

A minha primeira reacção foi pensar ‘como é que é possível?!’. O Bronx é um distrito enorme onde é realmente possível passar uma vida inteira sem precisar de sair. Mas por outro lado, não é uma vila isolada no meio da Índia, está ligado ao resto da cidade por uma rede de transportes abrangente.

A falta de tempo característica de uma vida difícil no bairro é apenas parte da explicação. Com Manhattan a menos de uma hora, não existe ali a distância geográfica de uma vila remota. Mas existe uma barreira talvez mais forte. A do desconforto, do sentimento de inadequação. Uma barreira psicológica.

“Isso é psicológico!” – Dizíamos nós quando éramos miúdos, querendo dizer que bastava querer para mudar, com um estalar de dedos.

Afinal parece que não era bem assim. Que as barreiras psicológicas são mas mais difíceis de ultrapassar. Aplica-se a tudo e assenta que nem uma luva numa situação de desemprego.

Hoje, por alguma razão, recordo esta história e recordo esta pergunta: Estás pronto para trabalhar?

Deixa um comentário

Subscrever

Recebe posts novos directamente no teu email.