Ler e Avançar na Carreira: 5 Razões Para Leres Mais

dt150224

Há quem diga que se sente nua se sair de casa sem brincos. Ou sem telemóvel. Eu sinto-me despida quando saio de casa sem um livro.

Apesar de gostar imenso de ler, não venho escrever sobre a leitura enquanto hobby, forma de entretenimento ou cultura, mas sim como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal.

Ouço pessoas comentarem que “não gostam de ler” demasiadas vezes e, embora compreenda que é uma questão pessoal, acredito que estão a fechar a porta a imensas oportunidades de carreira no mundo empresarial (e não só).

Sei que não é coincidência o facto dos meus piores anos profissionais terem sido aqueles em que trabalhava tanto que não tinha tempo para ler. Deixo aqui 5 argumentos a favor da leitura como um dos hábitos mais essenciais para a vida.

1. O Mercado Exige Aprendizagem Constante

Costumo dizer que a nossa aprendizagem enquanto profissionais começa verdadeiramente no dia em que saímos da faculdade. Ao ritmo a que o mercado evolui, estar constantemente a aprender coisas novas é uma necessidade absoluta para não sermos ultrapassados.

Não nos podemos dar ao luxo de esperar até à próxima formação paga pela empresa, temos de ser proactivos. E ler (blogs, artigos, revistas, jornais, livros, etc) é uma das melhores formas de o fazer.

2. Acesso a Outras Realidades

Não há nada melhor do que aprender através da experiência ou com outras pessoas (com a experiência dos outros). No entanto, a maioria de nós nunca terá oportunidade de trabalhar ou sequer falar com os profissionais de topo na nossa profissão.

Ler dá-nos acesso ao conhecimento de algumas das mentes mais brilhantes do mundo, um meio ao qual de outra forma nunca teríamos acesso.

 3. Os CEOs Recomendam

CEOs são das pessoas mais ocupadas no mundo e mesmo assim quase todos dedicam bastante tempo à leitura e apontam o facto de lerem bastante como uma das causas do seu sucesso. Falo de profissionais como Bill Gates, Warren Buffet ou Mark Zuckerberg que ainda este ano se comprometeu a ler 24 livros.

Se o Elon Musk aprendeu quase tudo o que sabe sobre Ciência Aeroespacial a ler livros antes de lançar a Space X, acho que não há limites para o que podes alcançar investindo um pouco na leitura.

4. Ler é uma Vantagem Competitiva

A leitura é um hábito que se tem vindo a perder, sobretudo pelas gerações mais novas. Ser uma pessoa informada e que lê bastante é uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, não só pela actualização de conhecimentos mas também porque as pessoas no topo tendem a ler bastante, o que abre oportunidades para encontrar pontos de interesse em comum e temas de conversa que ajudam a desenvolver uma relação.

 5. O Analógico é Superior ao Digital

Por norma as mesmas pessoas que dizem não ter paciência para ler tendem a preferir estímulos audiovisuais. Embora haja inúmeros recursos online úteis como vídeos de palestras ou TED Talks dadas por autores de livros, o nosso cérebro reage a este tipo de estímulos de forma bastante diferente.

É praticamente impossível atingir um estado de raciocínio profundo a assistir a um vídeo de 18 minutos. Há um tipo de criatividade que só se consegue atingir quando nos emergimos completamente num livro e pensamos profundamente no que lemos.

Nenhuma destas vantagens se materializa se o conhecimento ficar no papel. Ser uma pessoa culta e intelectual é óptimo, mas se queremos ver frutos a nível de carreira não basta acumular conhecimento. É necessário partilha-lo, arriscar testar e colocá-lo em prática.

Boas leituras.

1 comment

Deixa um comentário

Subscrever

Recebe posts novos directamente no teu email.