Quando a Paixão encontra o Talento

No meu último artigo falei brevemente sobre 5 coisas que quem tem menos escolaridade pode fazer para competir num mercado de trabalho inundado de licenciados. O último ponto que referi foi “descobre a tua paixão”.

Este é um daqueles chavões que, sendo verdade, é difícil materializar em passos concretos… É difícil descrever o que é. Nem de propósito, esta madrugada a paixão caiu-me no colo na forma de um email.

Estou a trabalhar o CV de uma cliente e parte do processo consiste em colocar as perguntas certas para obter informação que não consta no currículo actual, para que o novo seja mais que uma lista de actividades e passe a reflectir quem a pessoa é.

Quando o email com as respostas chegou, às 5:40 da manhã, não consegui ignorar o “testamento”, virar-me para o outro lado e dormir. Li tudo até ao fim e não queria acreditar que tinha acabado. Eu já sabia que ela era uma excelente profissional, mas a paixão que tem pelo que faz é uma coisa de outro mundo. É um caso raro daquelas pessoas em que o talento se conjuga com a paixão e uma personalidade incrível.

Já não consegui voltar a dormir. Era contagiante demais. Levantei-me da cama e fui escrever um texto sobre ela, sobre paixão. Não partilho aqui pormenores porque é tão especial que está guardado para o meu livro.

A paixão é assim, é um monstro, não dá para ficar indiferente.

Quando descobres aquilo que realmente gostas, é mais que um hobbie ou uma profissão, é um propósito. As horas voam, o tempo passa quando estás “in the zone”. Não importa se a profissão tem saídas, se é mal ou bem paga. Estas pessoas são destemidas e imparáveis.

O video que está ali em cima não é para enfeitar. É uma entrevista do Professor Clóvis de Barros Filho no programa do Jô Soares, sobejamente conhecida. Mas se ainda não viste, é obrigatório. É mais um daqueles momentos em que a paixão de um contagia milhares de pessoas.

E quanto à pessoa que me inspirou hoje, tem 22 anos e vai continuar a mudar o mundo, um bocadinho de cada vez.

Rute Silva Brito

Deixa um comentário

Subscrever

Recebe posts novos directamente no teu email.